sábado, 28 de agosto de 2010

Jeanine Pires Deixa Embratur

A presidente da Embratur, Jeanine Pires, deixa o cargo no começo de setembro (ainda sem data definida), depois de quase oito anos no instituto, primeiro como diretora de Eduardo Sanovicz e posteriormente na liderança. Ela inaugurou o novo modelo de atuação da Embratur, que, com a criação do Ministério do Turismo, passou a se dedicar à promoção e apoio à comercialização do Brasil no Exterior.

Há alguns meses, o ministro do Esporte, Orlando Silva, convidou Jeanine para integrar a estrutura da Olimpíada de 2016, que será no Rio de Janeiro. Ela iria sair do cargo em dezembro, mas devido aos compromissos assinados na candidatura olímpica, já há vários processos que precisam ser tocados imediatamente.

DUAS ESTRUTURAS
Jeanine vai participar da criação de duas estruturas. A primeira, a Autoridade Pública Olímpica, que deve ser aprovada pelo Legislativo das instâncias municipal, estadual e federal, da qual participam o município do Rio, o Estado, o governo federal e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A Autoridade cuida de todos os setores envolvidos na Olimpíada, da segurança público ao antidopings, da comunicação internacional à infraestrutura para os jogos.

A segunda estrutura a ser criada é a da empresa pública Brasil 2016, da qual Jeanine deverá ser diretora (mas tudo ainda precisa ser votado e decidido), que é vinculada ao Ministério do Esporte e à Autoridade Olímpica e que cuida do projeto Rio 2016 e do legado para a cidade e o País.
O desafio e o orgulho de participar de projeto e momentos tão importantes para o País foram decisivos para que Jeanine aceitasse a oferta. "Eu já iria sair no fim do ano, até porque haverá mudança de governo. O Ministério do Turismo e a nova Embratur são uma conquista do governo Lula e do turismo brasileiro e saio com a sensação de dever cumprido e com muito orgulho", disse ela ao Jornal PANROTAS.

BALANÇO
"De 2003 para cá, demos um grande salto e preparamos o terreno para isso que vemos hoje, o Brasil está na moda. Mas lá atrás iniciamos o trabalho de RP, hoje sabemos como o País é visto em cada País, temos credibilidade. Isso é uma vitória do turismo brasileiro. Do País, que conquistou esses dois grandes eventos, que é respeitado em todo o mundo. Uma vitória também do empresariado brasileiro, que aderiu à nossa agenda internacional de mais de 400 eventos, dos Estados, que melhoraram suas estruturas, e de nossa equipe, que tem e sempre teve diretores altamente capazes em suas áreas

O RIO
Sobre trabalhar pelo Rio e por um evento que trará visibilidade a todo o País, Jeanine Pires se diz muito feliz e confiante. "O Rio sempre foi um destino estrela nas campanhas da Embratur, o que foi definido pelo Plano Aquarela. Plano esse que é uma metodologia simples de como promover o Brasil lá fora. E faz parte desse plano usar o Rio como um dos âncoras do Brasil. O que as pessoas veem do Rio no mundo é muito mais positivo que negativo. Precisamos sim melhorar e continuar as políticas de segurança e aumentar a qualidade dos produtos turísticos. O Rio precisa dar um salto em produto e vejo mobilização do empresariado para isso. O desafio é do Rio, do Brasil e do continente. E estou muito contente em fazer parte dele, depois dessa passagem importante e rica pela nova Embratur". 

Em seu lugar assume Mário Moysés, que acumulará com a Secretaria Execitiva o MTur.




Fonte: Panrotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário