sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

60 eventos vão movimentar Curitiba no 1º semestre


Sessenta eventos culturais, esportivos, científicos, populares, religiosos, de moda e de negócios vão movimentar Curitiba no primeiro semestre de 2010. O calendário anual de eventos da cidade começou no início deste mês com a 28ª Oficina de Música de Curitiba e o Festival de Férias de Verão.

Em janeiro, acontecerá também a 5ª Conferência Ilga Lac (Encontro da Associação Internacional de Gays e Lésbicas, Bissexuais e Transexuais para América Latina e Caribe).

A programação tem o apoio da Prefeitura de Curitiba, por meio do Instituto Municipal de Turismo. A presidente do Instituto, Juliana Vosnika, afirma que com a captação de eventos dos mais variados segmentos Curitiba aumentará seu fluxo turístico e também seu potencial de atrair visitantes de diversificados perfis.

"Em 2007 foram 2,4 milhões de visitantes na cidade, em 2008, quase três milhões. Em 2009 também houve aumento, principalmente no turismo de lazer e no de eventos esportivos e culturais, pois as pessoas estão mais preocupadas com seu bem estar, praticando atividades físicas, investindo em qualidade de vida".

Calendário - Em fevereiro, a programação ter o Carnaval de 2010, com desfiles na avenida Cândido de Abreu e bailes nas Ruas da Cidadania. Neste mês, a cidade também entra no circuito de moda nacional com o 4º Paraná Business Collection, série de desfiles com as criações de talentos locais.

Março começará com a Feira do Consumidor Cristão e o Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC), um dos maiores eventos de automobilismo do mundo, que pela quinta vez será realizado em Curitiba.

Março também será o mês de festa para os fãs de teatro, com as apresentações do Festival de Curitiba, de 16 a 28 de março. De acordo com pesquisa feita pelo Instituto Municipal de Turismo, no ano passado 9,4% dos espectadores - aproximadamente 17 mil pessoas - vieram de outras regiões do país para acompanhar o festival.

A França foi o maior polo emissor internacional de turistas para a mostra, com 2,3% do total. "O festival é um evento importante para movimentar a economia da cidade", afirma Juliana.

Para fechar o mês de março, as festividades dos 317 anos de Curitiba, com a participação de várias secretarias municipais na elaboração de shows musicais, brincadeiras, oficinas de artes. A programação será levada às regionais Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, Portão e Santa Felicidade. No dia 29, às 10h, será servido o bolo gigante no Parque Barigui.

Em abril, os espetáculos do período de Páscoa terão destaque, como Paixão de Cristo, que será encenada na Ópera de Arame. As feiras especiais de Páscoa, nas praças Santos Andrade e Osório, oferecerão produtos de época com preços atraentes.

Maio começará com a 22ª Feira Internacional do Artesanato, considerada a principal mostra do gênero realizada no país. A feira reúne, em média, mil artesãos de 30 países e um público de 70 mil visitantes. Para o fim do mês está agendada a mostra de decoração e arquitetura Casa Cor Paraná.


Calendário de 2010
(a programação completa está no site http://www.viaje.curitiba.pr.gov.br)

Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/publico/noticia.aspx?codigo=18370&Sessenta-eventos-v%C3%A3o-movimentar-Curitiba-no-1%C2%BA-semestre

>> :Paul

Nenhum comentário:

Postar um comentário