segunda-feira, 26 de julho de 2010

Brasília

"Capital Federal", "Capital da Esperança", "BSB"

» área: 5.802 km²
» população: 2.606.885 hab.
» densidade: 423,3 hab/km²
» PIB: R$ 89.630.109 mil


Se uma capital federal pode explicar um país, o que dizer de uma capital projetada para tal? Brasília nasceu da decisão de um presidente visionário, Juscelino Kubitschek, e tem no traço inconfundível do arquiteto Oscar Niemeyer sua força, que só não é menor do que a imensidão de seu céu. O cerrado parece ter nascido para ser mesclado às linhas futuristas que marcam seus prédios inusitados. O cosmonauta Yuri Gagarin, 1º homem a viajar para o espaço, ao visitar Brasília em 1961, concordou: “Tenho a impressão de que estou desembarcando num planeta diferente, não na Terra.” A capital do Brasil instiga.
O movimento da cidade é ditado por gente de todas as partes do País, com costumes e sotaques variados. Fato que cai como uma luva à proposta de um lugar que deve ligar as diversas regiões do País e promover a integração nacional.
A vida cotidiana em Brasília inclui, no lazer, programas ao ar livre no Parque da Cidade e happy hours nos bares das Asas Sul e Norte – o projeto piloto tem o formato de uma aeronave, por isso o nome “asa” para as regiões ao sul e ao norte do Eixo Monumental. Local em que as obras de Niemeyer se encontram e preenchem os olhos. A Praça dos Três Poderes, que abriga o Congresso Nacional, principal imagem do álbum da cidade, a Esplanada dos Ministérios, a Catedral, o Memorial JK... Fotografias gravadas na memória daqueles que pisam o solo da capital brasileira.

Brasília - Copa 2014

Projeto do estádio Mané Garrincha

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário