segunda-feira, 26 de julho de 2010

Turismólogo, que bixo é esse?

O projeto "turismólogo: que bicho é esse?", surgiu da necessidade de se criar uma identidade séria da profissão de bacharel em turismo, coerente com a realidade que a categoria vive hoje no Brasil. Apesar do curso de turismo existir desde 1971, os profissionais que se formam nele não tem o devido reconhecimento, nem tão pouco existe uma lei que regulamenta a profissão.
No decorrer do presente trabalho procurou-se debater questões como a qualificação dos profissionais da área, papel do bacharel em turismo, regulamentação da profissão, importância do turismo, ética profissional, entre outras. Acreditamos que tais assuntos que devem ser amplamente discutidos tanto por profissionais da área quanto pela sociedade em geral e o presente projeto não tem a pretensão de "esgotá-los" e sim de iniciar um debate a fim de estudar os pontos fracos e fortes referentes ao turismólogo hoje.
Para isso foram elaborados pesquisas com alunos do primeiro e último ano do curso de turismo da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e da Universidade São Francisco (USF) de Bragança Paulista. Também foi realizada uma pesquisa com o público leigo para se ter noção do grau de conhecimento da sociedade sobre a profissão. Junto a isso, foi realizada uma extensa pesquisa bibliográfica, para se ter bases concretas para a realização de um projeto piloto de divulgação e consultoria, a fim de se trabalhar nos pontos fortes e fracos identificados.
O projeto "turismólogo: que bicho é esse?", encontra-se dividido em cinco capítulos através dos quais, se buscou passar noções sobre os assuntos abordados de maneira simples e didática, sem, contudo comprometer a seriedade do trabalho.
No capítulo 1 procurou-se mostrar os conceitos básicos sobre turismo e suas definições, assim como a importância do setor para a economia. O capítulo ajuda o leitor a compreender o quanto o turismo está interligado com as diversas áreas do conhecimento humano.
O capítulo 2 aborda questões sobre o curso e o bacharel em turismo, com um breve resumo dos acontecimentos pelo qual a profissão passou nos últimos anos.
A questão da regulamentação da profissão é discutida no capítulo 3, no qual se procurou passar a idéia de que uma lei que regulamenta uma profissão não é eficiente se antes não houver uma posição definida dos profissionais que atuam nessa área.
O capitulo 4 é destinado a análise das pesquisas com os alunos do primeiro e do último ano, com alunos das Universidades Metodista de São Paulo e da Universidade São Francisco de Bragança. Também analisamos a opinião que o público leigo tem sobre a profissão de bacharel em turismo no Brasil.
O último capítulo tem como objetivo apresentar uma estrutura básica das palestras que se pretende ministrar, levando em consideração que se trata de um projeto piloto, direcionado a três diferentes segmentos: público leigo; estudantes de turismo e profissionais da área e pequenas empresas do setor turístico.
Turismólogo, que bicho é esse? publicado por thiago alves em http://www.webartigos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário